domingo, 29 de janeiro de 2012

Sunday Salad

Simple, cosy, clean, colorful Sunday Salad...



Acelgas:

A acelga é um legume de folha verde e cientificamente conhecida como Beta Vulgaris. Tem um talo crocante e espesso ao qual as folhas se encontram anexadas, podendo ser lisas ou enrugadas, dependendo da variedade. O pedúnculo, que pode medir quase dois metros de comprimento, vem como uma grande variedade de cores, entre branco, vermelho, amarelo ou laranja. Surgem por vezes em alguns mercados molhos de múltiplas variedades a que chama “acelgas arco-íris”.

A acelga pertence à mesma família da beterraba e dos espinafres e partilha o mesmo perfil de sabor: tem a amargura da beterraba e o teor ligeiramente salgado das folhas de espinafre. Tanto o caule como as folhas da acelga são comestíveis, embora os caules variem em textura, com os brancos a serem os mais tenros.

A acelga é um dos legumes mais completos para a nutrição humana, possuindo uma lista verdadeiramente impressionante de nutrientes. Embora a acelga esteja disponível ao longo de todo o ano, a sua temporada vai de Junho a Agosto, e é nesta altura que existe em maior abundância e possui os melhores valores nutricionais.


(clicar na imagem para ampliar)

Benefícios para a Saúde: Obesidade; Efeitos Depurativos; Alcalinizante do Sangue; Gastrite; Anemia; Hemorróidas; Prisão de Ventre;


Pin It Now!

3 comentários:

  1. Cá em casa usamo-la muito em sopas. Os meus filhos confundem-nas com couves, mas como sei que a nível nutricional são muito completas tenho-as cá em casa com muita frequência. Esta sugestão de salada também me agradou, mas tem uma variedade de acelga diferente da que cá nos Açores se vende.
    Beijinhos e bom domingo!
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Patrícia e bemvinda ;)
    Esta acelga é da Vitacress (pré-embalada) e por cá vejo-a no Continente e nos supermercados do El Corte Inglês...

    LOV AÇORES ♥

    ResponderEliminar
  3. Eu também sou fã das acelgas. Uso em muitas saladas e na sopa também, mas também são óptimas cozidas a vapor e depois salteadas com pouco azeite e alho. Óptimas para acompanhar carne ou peixe.

    Linda a fotografia (como sempre) e adorei a explicação.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...