sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tarte Tatin



E esta foi a minha 1ª participação no grupo Dorie às Sextas.
Uma receita deliciosa, rápida e super simples. Podemos variar a fruta usando a imaginação ou aproveitando as frutas da época ;)



Tarte Tatin

Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada fresca
6 maçãs médias (ou 8 pequenas), doces mas firmes
110g de manteiga
150g de açúcar


Pré-aquecer o forno a 190ºC. Numa frigideira grande, que possa ir ao forno, derreter a manteiga. Inclinar a frigideira ligeiramente, para que as laterais da frigideira sejam untadas com a manteiga derretida (até metade da altura, mais ou menos). Retirar do fogo e polvilhar com o açúcar (tentando formar uma camada relativamente homogénea). Dispôr as maçãs, descascadas, descaroçadas e cortadas em quartos, com o lado redondo voltado para baixo, formando círculos concêntricos. Com pedaços mais pequenos de maçã, tapar eventuais brechas nos círculos – as maçãs vão encolher com a cozedura, por isso é importante que elas fiquem bem aconchegadas na frigideira. Levar novamente ao fogão, em lume médio, até que o açúcar caramelize. Este processo vai demorar entre 10 a 15 minutos e convém ser constantemente vigiado – a caramelização pode ocorrer de um momento para o outro. Pode ser preciso ajustar o fogo para que não queime demasiado. O caramelo vai borbulhar em volta das maçãs e por aí se conseguirá ver a cor que está a tomar. Quando estiver da cor do caramelo, aquele dourado escuro, retire do fogo.

Centre o disco de massa folhada sobre as maçãs na frigideira e aconchegue as laterais – pode ficar com uma camada dupla de massa na borda da tarte – o que saberá ainda melhor quando a massa caramelizar ligeiramente. Leve ao forno durante 30-40 minutos ou até a massa folhada ter inchado e se apresentar dourada.

Coloque um prato mais largo que a frigideira sobre esta e num movimento rápido, vire a tarte para o prato. Pode ter de rearranjar as maçãs sobre a base, uma vez que elas tendem a escorregar neste processo. Espalhe todo o caramelho que ficar na frigideira sobre a tarte e deixe arrefecer pelo menos 10 minutos antes de servir.

Et voilá ...Pin It Now!

12 comentários:

  1. A tarte ficou maravilhosa, gostei muito das fotos e de conhecer o teu blog que ainda não conhecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Moira, também já tinha andado a dar um giro pelo seu e adorei :) Agora vamo-nos vendo!

      Eliminar
  2. As fotos ficaram lindas! E que fofo é o seu blog!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Está perfeita e as fotos AMO, como sempre.
    Adorei que tivesses feito :)))

    ResponderEliminar
  4. Está com muito bom aspecto
    ;)
    Bom fim de semana

    PS:. Gosto do destino do limão (limonada ou mousse, esta por exemplo http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/04/mousse-de-limao.html)
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mané :)
      (a mousse há-de vir então em breve para experimentar :P)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...