terça-feira, 4 de agosto de 2015

Tomates e mais tomates...



Uma Salada de REDON (REstos De ONtem) e uma celebração à diversidade tomatal da horta lá de casa... Tomates de todos os tamanhos, feitios e cores!

Salada:
- Peito de frango desfiado (resto da churrascada de domingo)
- Arroz preto (Venere - Riso Gallo)
- Tomates biológicos 
- Oregãos (muitoooos)
- Azeite

De todos os biológicos acho que em sabor, o tomate é aquele que realmente faz toda a diferença. Assim, ficam abaixo alguns factos e curiosidades sobre este fruto:

tomate é fonte de água, potássio, betacaroteno e vitaminas C e E. 
Ao mesmo tempo que apresenta elevada densidade nutricional, tem um valor calórico reduzido – de facto, cada 100g de tomate fornece, sensivelmente, 19 Kcal.
É por isso um alimento útil em qualquer dieta de emagrecimento. É rico em licopeno, um composto antioxidante responsável pela sua coloração vermelha e que neutraliza a acção dos radicais livres.

O consumo de tomate ou outros alimentos ricos em licopeno, como a melancia e os citrinos, tem sido associado à diminuição do risco de desenvolvimento de determinados tipos de cancro, particularmente cancro da próstata.
licopeno parece igualmente prevenir a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) reduzindo, desta forma, o risco de arteriosclerose e, consequentemente, de doença coronária.

Se os vai utilizar para saladas, então escolha os tomates quase maduros, com a pele bem esticada e brilhante. Se, por outro lado, pretende utiliza-los nos seus cozinhados, então opte pelos tomates muito maduros. Podem ser cozidos ou fritos e incorporados em molhos, sopas e massas. O sumo de tomate é também bastante saboroso.

Ter em atenção: 
– O tomate verde conserva-se bem à temperatura ambiente;
– O tomate maduro deve guardar-se no frigorífico durante, no máximo, uma semana. Pode ser também congelado, para uso culinário.

Fonte: Tetra Pak (com base em informações fornecidas pela APN - Associação Portuguesa dos Nutricionistas)


Pin It Now!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...