terça-feira, 15 de março de 2011

Bircher


O Bircher Müsli é uma combinação de frutas, cereais e leite. Hoje, essa mistura é relativamente comum no pequeno almoço de muitos de nós, mas a essência é Suíça, sendo Bircher o nome do médico que criou a receita.

A minha história com o Bircher vem dos tempos de Escuteira... prato obrigatório em qualquer acampamento (geralmente à 6ª à noite), para além de delicioso e leve, ainda trás aquelas recordações de outros tempos!

Cá em casa é normal aparecer de vez em quando, geralmente ao jantar e em alturas de calor... é uma maneira óptima de aproveitar iogurtes que estão quase no fim da validade e frutas que já estão a ficar tocadas... e ideal para o lanche da pequenada!

SmileyCentral.com

Ingredientes:
Iogurtes (todos os sabores que quiser, simples ou com pedaços)
Leite
Frutas Frescas cortadas em pedaços
Frutos secos (passas, pinhões, nozes, etc)
Flocos de Cereais (usei Aveia e Centeio)


Preparação:

Cortar as frutas em pedaços maiores ou mais pequenos de acordo com o gosto de cada um. (eu triturei na Bimby em pedaços pequenos).
Juntar os iogurtes, os flocos, os frutos secos e o leite... O leite torna o Bircher mais líquido, mesmo depois dos Flocos crescerem. As pessoas "mais doces" podem adoçar com Mel.


Minhas OBS´S: Eu não demolho os flocos, porque passadas algumas horas eles acabam por ficar mais molinhos por absorverem o iogurte, o mesmo acontece às passas, que eu adoro no Bircher porque no dia a seguir começa a "crescer" por absorverem o iogurte... esta é a razão pela qual eu acho que o Bircher ainda é mais saboroso no dia a seguir! (nesta receita usei côco fresco que tinha ainda da Tapioca. Também é óptimo para o lanche dos miúdos


História do Bircher...

Em pouco mais de 100 anos, o prato evoluiu, ganhou novas versões e conquistou o público preocupado com a alimentação saudável.

No Cantão de Aargau, na Suíça, no final do século XIX, o médico suíço Maximilian Oskar Bircher-Benner, fundador da Clínica de Repouso Força Viva (Lebendige Kraft), preocupava-se em encontrar uma refeição saudável que recompusesse as energias de seus pacientes. Conhecedor dos hábitos alimentares dos camponeses de sua região, inspirou-se na longevidade do povo das montanhas que se alimentava basicamente de alimentos crus e integrais. No início do século XX, Bircher-Benner passou a aplicar nas dietas alimentares da clínica um tratamento à base de uma mistura crua, que ele acreditava fornecer a energia necessária para a cura de algumas doenças físicas e psíquicas.

Bircher-Benner é considerado pioneiro em pesquisa nutricional. Revolucionou os hábitos alimentares deixados pelo século XIX, substituindo carne e pão branco por frutas, vegetais e nozes. Sua dieta curativa era simples: aveia, maçã, nozes, suco de limão e leite condensado reunidos em um só prato. Bircher-Benner considerava indispensáveis a maçã, suas sementes e a casca. A aveia era secundária na mistura, um ingrediente rústico que servia de base, segundo o médico. O médico optou pelo adoçado leite condensado porque o leite naquele tempo não era pasteurizado e ele não queria pôr em risco a vida de seus pacientes.

A receita original é rica em proteínas, vitaminas e potássio.

Bircher-Benner foi ficando famoso com sua dieta, principalmente nos cantões de língua alemã. A partir dos anos 1920, a receita começou a aparecer nos restaurantes vegetarianos da Suíça.

Devido ao seu baixo custo e alto valor nutritivo, passou a ser refeição em prisões, hospitais, asilos, conventos e quartéis. A partir da metade do século XX, passou a fazer parte da gastronomia suíça, sendo a especialidade consumida principalmente no verão.

A evolução da receita

Depois dos anos 40, com os avanços da indústria, foram desenvolvidas melhores técnicas de conservação de cereais e frutas secas, novas misturas surgiram no mercado, com adição de frutas, grãos e sementes, vitaminas e minerais, facilmente encontradas nos supermercados de todo o mundo.

Também os antigos flocos grossos de aveia passaram a ser mais finos e deixá-los tantas horas de molho virou coisa do passado. Hoje em dia basta alguns instantes e os flocos de aveia já estão digeríveis. À dieta restrita da maçã foram somadas frutas da estação que enriquecem e enfeitam o prato. Banana, pêra, manga, uvas, côco, ameixa, passas, morangos, framboesas, amoras, kiwi etc.

O leite condensado da receita original pode ser substituído por leite, creme de leite fresco, iogurte ou queijo fresco. Além de nozes, a mistura pode conter avelã, macadâmia, amêndoa, amendoins, sementes de girassol, castanhas de caju ou do Pará.

(retirado daqui)

Pin It Now!

2 comentários:

  1. Que pequeno almoço tão saudável :) Eu normalmente faço sempre batidos mas posso variar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu como mais ao jantar, gosto de jantares levezinhos... mas ao peq. também é booooom :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...