domingo, 11 de março de 2012

Salada de cevada Rosa com Rosas de Perú


Salada:
Grãos de cevada cozidos
Beterraba ralada (crua como eu gosto)
Maçã ralada (com casca)
Pimento vermelho ralado

Vinagrete de Tomilho-Limão: Azeite + Vinagre Balsâmico + Mel + Tomilho-Limão + Sal

Image Hosted by ImageShack.us

Rosas de Perú: Fiambre de perú fumado + Ameixa seca descaroçada + Tomilho-Limão

Preparação
- Rodar uma fatia de fiambre na palma da mão até obter mais ou menos o formato de uma rosa. Com cuidado colocar num prato forrado a papel vegetal (que possa ir ao forno). No "olho da rosa" colocar meia ameixa (corte virado para cima). Levar ao GRILL. Quando estiver douradinho, regar com um fiozinho de azeite e espetar um ramo de tomilho-limão na ameixa.

Image Hosted by ImageShack.us

Cevada: A cevada é um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e nos minerais selênio e magnésio. Em 100g de grãos de cevada, encontra-se cerca de 73g de carboidratos. 12 g de proteínas, 37,7 mg de selênio e 1,94 mg de magnésio. Por causa da grande quantidade de fibras, a cevada é considerada um alimento funcional. A nutricionista Heloísa Guarita explica:”Pelo teor de fibras, os integrais são incluídos na categoria dos alimentos funcionais, pois sua utilização dentro de uma dieta equilibrada pode ajudar no funcionamento do intestino, redução do colesterol e do risco de algumas patologias.” A ingestão de fibras também é recomendada para quem quer perder peso. “O alto teor de ingestão de fibras promove melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos e dá sensação de saciedade, o que reduz a fome”, esclarece Heloísa. A nutricionista ainda explica que a cevada tem grande importância para quem segue uma dieta vegetariana ou vegan, pois ela é grande fonte de energia ao lado de outros alimentos ricos em carboidratos, como arroz e massas integrais, batata, mandioca, trigo e aveia. Heloísa. afirma que as Diretrizes Dietéticas dos EUA recomendam a ingestão de três porções diárias de cereais ricos em fibras, e que metade delas seja de cereais integrais. A nutricionista ensina qual é a melhor maneira de consumir cevada: ”O seu modo de preparação é similar ao do arroz. Muito apreciada em saladas com legumes e verduras, risotos e também em sopas.”na forma de grãos, leite, sumos e queijo (o tofu).


Image Hosted by ImageShack.us

Ameixas Secas: A sua reputação como uma cura para a obstipação é bem merecida: as ameixas contêm um químico que estimula os músculos do intestino e funciona como um laxante fraco. As ameixas são uma óptima fonte de fibra solúvel, que ajuda a prevenir a obstipação e, por sua vez, ajuda a reduzir o risco de cancro, especialmente cancro do cólon.
As ameixas também têm um papel importante na protecção do coração. A fibra solúvel ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL, e a sua elevada quantidade de potássio regula a pressão arterial. As ameixas são ricas em ferro e contêm boas quantidades de niacina, betacaroteno e vitamina B6, junto com cobre e boro.
Um estudo publicado no British Journal of Nutricion também sugere que o consumo de ameixas secas diminui o risco de artereosclerosa, uma doença inflamatória, caracterizada pelo endurecimento e acumulação de gordura nas paredes das artérias.

_____

Gosto de ter sempre na mala algumas ameixas secas (neste momento estas em pacotinhos individuais) e um pequeno tupperware com amêndoas grelhadas.
São snacks ideais para tapar o buraquinho que insiste em roncar na barriga.
Bem melhor que uma bola de berlim não???
;)
Pin It Now!

10 comentários:

  1. lindo, lindo...... e afinal o feijao é cevada e a morcela uma ameixa LOL

    adoro fiambre de peru fumado e adorei a forma que lhe deste:))

    LUV <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o feijão e a morcela tiveram piada... logo tu que me conheces tão bem ;)

      Luv U 2

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada Mané, tive sorte por as minhas "rosas" se aguentarem tão bem ;)
      bjs

      Eliminar
  3. És como eu tambem adoro beterraba crua.. fica tão crocante e com uma cor linda! Adorei a tua receita original e super saudável, como eu gosto. um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AMO beterraba crua, e depois ponho em tudo ;) Qq dia proíbem-me de publicar mais "beterraba" eheheheh
      Agora ando nesta onda super saudável... a ver se os kilinhos saem todos antes do Verão!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Receita saudável e, principalmente, lindíiiiissima.
    Parabéns, adorei.
    Beijinhos da
    Maria

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...