sexta-feira, 6 de abril de 2012

Brioche Dourada

Image Hosted by ImageShack.us

Mais quinze dias passados, novo desafio das meninas da Dorie ;)
Desta vez e também em clima de Páscoa o desafio era Brioche, um tipo de pão doce françês, muito foto e macio. Não sendo uma receita difícil, é algo trabalhosa, e se bem me pareceu, algo "propensa a acidentes". O meu resultado não foi o típico de brioche que vemos, mas ficou bastaaaante saboroso. Em breve mostro o Strike II.
Esta é a minha adptação à Bimby. Faz 2 pães e demora 2 dias.


Golden Brioche Loaves - Dorie Greenspan -“Baking: From My Home to Yours” pag. 48-50


Ingredientes
2 pacotes de fermento seco activo
85gr de água morna
85gr de leite morno
480gr de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal
3 ovos grandes (temperatura ambiente)
150gr de açúcar
340gr de manteiga sem sal (temperatura ambiente)

Para pincelar
1 ovo
Um pouquinho de água

Preparação
Coloque a água e o leite mornos no copo, junte o fermento e programe 4m / vel 2 (ou até o fermento estar completamente dissolvido). Tenha atenção para que nem o leite nem a água estejam demasiado quentes, sob risco da massa não levedar. Adicione a farinha e o sal e programe 3m /vel espiga, se necessário interrompa para baixar a mistura das laterais do copo. Nesta altura, temos uma massa bastante seca, convém ir rapando o copo com uma espátula para a massa ficar toda homogénea. Programe mais 4m /vel espiga e vá juntando os ovos através do bucal, e em seguida o açúcar. Nesta altura a massa deverá fazer uma bola dentro do copo. Programe 12m / vel. espiga e pedaço a pedaço vá juntando a manteiga (deverá esperar que um pedaço se desfaça e só depois introduzir o seguinte). Nesta altura ficaremos com uma massa muito macia. No final dos 12m a massa deverá despegar-se das laterais do copo, se for necessário bata mais tempo. Mude a massa para uma tigela limpa e cubra com película. Deixe à temperatura ambiente até dobrar o tamanho (pode demorar entre 40 a 60 minutos - depende da temperatura ambiente).

Esvazie a massa, levantando-a em torno das laterais e deixe-a cair com uma pancadinha na tigela.

Cubra novamente com película e coloque no frigorífico. Golpeie a massa para baixo na tigela a cada 30 minutos até que ela pare de crescer, isto demora cerca de 2 horas. De seguida deixe a massa tapada no frigorífico a noite toda.

No dia seguinte, unte com manteiga e farinha duas formas de pão (tipo forma de bolo inglês) e retire a massa do frigorífico. Divida a massa em 2 partes iguais. Corte cada pedaço em 4 partes e enrole cada um com cerca de 7 cm de comprimento mais ou menos. Disponha os 4 rolinhos transversalmente na parte inferior de cada forma. Coloque as formas num tabuleiro grande forrado com papel ou silicone e tape com papel vegetal. Deixe repousar cerca de 2 horas à temperatura ambiente. (mais uma vez o tempo de cozedura depende da temperatura ambiente).

PREPARAÇÃO PARA ASSAR:
Coloque o tabuleiro na prateleira do meio do forno e Pré-aqueça o forno a 200º. Para a cobertura bata o ovo com a água e usando um pincel, pincele os pães suavemente. Leve ao forno até que esteja cozido e com um aspecto dourado, cerca de 30 a 35 minutos. Retire do forno para uma rede e deixe arrefecer cerca de 15 minutos. Passe uma faca nas laterais das formas para desprender o pão e vire-as ao contrário para retirar os pães das formas. Virar novamente o pão para ficar novamente para cima (já fora das formas) e deixe na rede mais uma hora para arrefecer completamente.

Image Hosted by ImageShack.us

Minhas alterações: Praticamente nenhumas. Usei açúcar aromatizado com laranja. Não fiz os rolinhos, como se pode ver pelas fotos, porque tive dificuldade em manusear a massa. Para a próxima, e já conhecendo a receita creio que já devo ser capaz.
Usei um pouco da massa para fazer umas experiência - CARACÓIS COM FRUTOS SECOS.

Image Hosted by ImageShack.us
Pin It Now!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...