domingo, 22 de abril de 2012

Wonder woman Granola


Decidi chamar-lhe assim porque em 1º lugar o valor nutricional desta granola é tão grande que ficamos realmente umas SUPER-MULHERES (como os espinafres para o Popeye eheheheh), em 2º lugar e não menos importante porque adaptei esta receita com base numa que me foi dada pela minha querida prima Guida, e ela é sem dúvida uma WONDER-WOMAN... O meu grande beijinho para ela

Ingredientes
- 300gr Flocos de Centeio
- 750gr Flocos de Aveia
- 300gr Flocos de QUINOA *
- 200gr Germen de Trigo
- 250gr Sementes de Linhaça
- 60gr Sementes de CHIA *
- 100gr Sementes de Papoila
- 250gr Sementes de Sésamo
- 500gr Côco Ralado
- 250gr Nozes
- 250gr Amêndoas
- 250gr de Amendoins
- Morangos cristalizados
- Maçã desidratada
- 200gr Açúcar Mascavado
- 30gr Açúcar aromatizado (com laranja)
- 200gr de óleo de amendoim
- 200gr de água



Preparação
Pré-aqueça o forno a 180º.
Pique os frutos secos do tamanho pretendido. Se pretender a granola mais fina, reduza os frutos secos a pedaços pequenos picando-os alguns segundos na vel 6. Se pretender a granola com pedaços maiores, use apenas alguns golpes de turbo, para partir os pedaços maiores. Corte os morangos cristalizados e parta as frutas desidratadas em pedaços mais pequenos.
Misture bem todos os ingredientes num recipiente grande (para a receita completa tem de ser mesmo grande). Espalhe no tabuleiro do forno (a quantidade que permitir) e leve a assar até todo o côco estar dourado, o que puderá demorar entre 40m a 1h. Mexa sempre que o côco da camada superior ficar dourado (inicialmente cerca de 20m e depois a cada 10m). Se o côco escurecer muito rapidamente baixe a temperatura. Retire e reserve até arrefecer.
Repita o processo até toda a mistura de granola estar assada. Guardar em recipientes secos e fechados.


Notas: Esta receita rendeu-me 4.100Kg de granola ;) Prefiro fazer logo em quantidade e usar os saquinhos completos de sementes e cereais do que ter sobras. Quase todas as variações são permitidas, e até quantidades. Use passas ou sultanas, mirtillos, pessegos ou outros frutos desidratados. MEL, MELAÇO ou XAROPE DE ÁCER também são excelentes opções! Coma com fruta fresca e iogurte, ao pequeno-almoço ou lanche. Arranje qualquer desculpa para comer quando quiser ;)

_________________________________________________________________________


 Já que é a 1ª vez que a CHIA aparece no blog, não podia deixar passar a oportunidade de falar mais sobre ela... uma SUPERFOOD digna de uma WONDERWOMAN:


A semente de chia (Salvia hispanica L.) é um dos superalimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do Mundo!
Oriunda do México, da família das mentas, trata-se de uma pequena semente de forma oval, de cor castanho claro, cuja composição nutricional e respectivos benefícios para a saúde já são conhecidos há centenas de anos, apesar de só mais recentemente se ouvir falar desta semente.
Extremamente rica em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega-3 que se tenha conhecimento até à data. Contém mais ómega-3 que o salmão ou as sementes de linho; mais antioxidantes que os mirtilos, mais fibras que os flocos integrais e mais cálcio do que o leite gordo.
A sua riqueza em ómega 3, entre outros, aumenta a resistência contra doenças e confere propriedades anti-inflamatórias. O óleo de chia é rico em antioxidantes naturais, impedindo a oxidação das gorduras, razão pela qual os ácidos gordos ómega-3 administrados através da chia são extremamente estáveis e podem ser conservados durante muito tempo, contrastando com o que se passa com a maior parte das outras fontes de ómega-3.

A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça ou sementes de linho, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolissacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Podem absorver até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. A digestão é feita de forma mais lenta, ajudando também a equilibrar a glicemia, prevenindo e controlando situações de diabetes.
Estas sementes fizeram parte da dieta dos Astecas e Maias. As rações dos guerreiros Astecas eram compostas por apenas 2 colheres de sopa destas mesmas sementes, o suficiente para 24 horas de sobrevivência.
Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.

Razões para consumir chia:
São nutritivas - Para além do destaque da sua riqueza em ómega 3, são ricas em antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
São energizantes- Não só fornecem energia de forma rápida e duradoura, como fornecem vigor e endurance.  
Reduzem a vontade de petiscar- Devido à sua capacidade de absorção de líquidos e ao seu teor de fibra altamente solúvel, ajuda na libertação de hidratos de carbono complexos de forma lenta e natural na corrente sanguínea.  
São de fácil digestão - Ao contrário das sementes de linho, não há necessidade de serem cozinhadas antes de serem ingeridas.
O organismo humano consegue digerir facilmente as sementes de chia. Estas ajudam por exemplo na manutenção de uma boa pressão arterial e no equilíbrio da glicemia.
 
São versáteis e fáceis de usar - Poderá comer as sementes directamente, de forma simples, ou adicioná-las à sua bebida favorita, cereais, saladas ou moer e adicionar na farinha para fazer pão

Basta adicionar à sua dieta diária, 2 colheres de sopa destas sementes para obter aproximadamente 7g de fibras, 4g de proteínas, 205mg de cálcio e 5g de ácidos gordos ómega 3!

Fonte: Celeiro Dieta.
Pin It Now!

5 comentários:

  1. Simplesmente para uma super mulher :)

    Beijinho

    Adorei as fotos :)

    ResponderEliminar
  2. Tu é que és uma super MULHER! :D
    Está fantástica!

    ResponderEliminar
  3. =) wonderful que rica granola! e que bellíssimas fotos! Adorei.

    ResponderEliminar
  4. Que optima sugestão, como sempre as imagens falam por si. Adorei, beijos

    ResponderEliminar
  5. Estou há imenso tempo para experimentar fazer a granola caseira, pois o muesli ou cereais de compra enjoam-me. Já tomei nota e espero ser desta que a consiga fazer. bjs

    Ana

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...