segunda-feira, 23 de abril de 2012

I just called, to say...



Só para dizer que o mel que chega aqui a casa, directo do apicultor... ainda com restinhos de cera (e outras coisas indecifráveis). 

O sabor não se compara!



Já agora:

O mel , o adoçante universal, melhora o rendimento físico e aumenta a resistência, é um excelente alimento energético, substitui o açúcar, por ser de fácil digestão, são adoçantes naturais e trazem ainda toda a harmonia de um produto natural.
É constituído por vitaminas: B, B1, B2, B5, B6, etc. Sais minerais: fósforo, potássio, magnésio, ferro, etc.

Para se ter uma ideia do valor nutritivo do mel, 1 colher de sopa corresponde às seguintes quantidades, individuais de cada um, destes alimentos: 
2 bananas; 2 laranjas; ½ maçã; 150g de uvas; 2 ½ ovos; 200ml de leite; 40g de queijo; 100g de nozes; 50g de pão; 100g de carne; 150g de peixe; 45g de cenoura; 300g de ervilhas.

Todos os méis com o passar do tempo cristalizam-se. Dependendo da origem floral o mel varia na sua cor, paladar, consistência e característica de cristalização. Há mel que cristaliza mais rapidamente do que outros. Convém lembrar que o mel cristalizado mudou apenas a sua forma física e mantém todo seu valor nutricional. Para descristalizar o mel, aqueça-o sem tampa em banho-maria com o fogo brando (uns 45º C aproximadamente) ele voltará ao normal.

Uma das grandes vantagens do mel é que ele se auto-conserva sem a necessidade de conservantes, acidulantes, etc.

Segredos de conservação: manter o frasco bem fechado, em local fresco e seco. Após aberto não é necessário colocá-lo no frio. Nos frascos de boca larga, nunca introduzir colher /faca suja ou húmida. Os grandes inimigos do mel são: temperatura elevada e humidade.
Quando o mel se estraga, geralmente é porque fermenta (culpa do aumento de humidade, por deixar o frasco aberto), isto é, azeda.
Como sei que o mel está a fermentar?
O produto fica com um cheiro azedo, semelhante ao de cerveja, muito ácido e ocorre a formação superficial de espuma.

Como determinar se o mel é puro?
Nenhum método caseiro é válido. Somente análises químicas feita em laboratórios, podem determinar a pureza do mel.

Fonte: aqui.


I just called, to say... I  you


Pin It Now!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...