quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dicas - Frutose

Image Hosted by ImageShack.us
Sempre fui "acusada" de comer "demasiada fruta":
- E olha que a fruta também engorda...
- Uiiiiii, salada de fruta? Frutas misturadas engordam muito mais...
Falamos em Frutose e ouvimos logo 50 opiniões diferentes.
Eles dizem que aumenta a adiposidade visceral (vulgo barriguinha de cerveja, e note-se que o estudo foi feito em indivíduos com excesso de peso); eles dizem que o consumo excessivo provoca um aumento de triglicerídeos e colesterol no sangue; chamam-lhe o doce vilão (se bem que neste artigo falam mais em xarope de milho que frutose propriamente dita)...
A mim quer-me parecer que a palavra chave em todos estes artigos é EXCESSO.
E aí concordo, o EXCESSO de algo nunca é saudável.

Pergunto eu:
TENHO FOME. Será pior comer 2 laranjas do que 1 pão carregadinho de manteiga ou queijo???? EU acho que não. E para além disso adoro fruta, tirem-me tudo mas não me levem a fruteira...Image Hosted by ImageShack.us
(esta é a frutose que tenho cá por casa de momento, encontramo-la para venda em casas de dietética)
Trocando por miúdos em palavras muito simples, gostei deste artigo:

"Para quem possa não conhecer, a sacarose é o açúcar que geralmente utilizamos em casa. A frutose é o equivalente da fruta, mas que em vez de ser retirado da cana do açúcar é retirado da fruta e é mais saudável que a sacarose.

A primeira grande notícia da frutose é que é muito mais doce que a sacarose (cerca de 1,7 vez mais doce que a sacarose) o que faz com que qualquer pessoa acabe por colocar menos quantidade, conduzindo à redução das calorias ingeridas sem sacrificar o agradável sabor doce..

Mas a grande vantagem é a velocidade de absorção . É absorvido lentamente e portanto não provoca picos de altos e baixos no teor de açúcar no sangue. Como o açúcar é absorvido muito rapidamente, pode provocar picos de açúcar no sangue. O arroz por outro lado, é absorvido mais lentamente e tende a transformar-se mais em glicogénio (energia para actividade física).A frutose não tem uma absorção tão lenta como o arroz ou o esparguete, mas tem uma absorção 40% mais lenta que a sacarose permitindo a tal transformação em glicogénio.

A condição de passar mais lentamente para a corrente sanguínea, sem necessitar a presença de insulina, torna a frutose importante para os diabéticos, pois concorre para evitar picos de altos e baixos no teor de açúcar no sangue

Para desportistas, para diabéticos ou para quem simplesmente quer reduzir calorias a frutose é o substituto perfeito da sacarose.

Podemos encontrar frutose vendida em pó (tal como o açúcar convencional) nas lojas de produtos naturais, mas também o podemos encontrar na fruta em estado natural.Por isto é que muita gente diz: “A fruta também engorda”.
Mas a verdade é que qualquer fornecedor de energia engorda.

É necessário é escolher a fonte de energia mais saudável e com maior valor nutritivo por menos calorias." aqui.
E este também é engraçado.


A frutose é apenas mais uma alternativa que temos à nossa disposição. Se naturalmente não for preciso adoçar, muito melhor, mas precisando creio que é uma boa alternativa, daí creio que é uma boa DICA.

Frutose? Para mim SIM por favor. E para vocês?
Pin It Now!

4 comentários:

  1. De facto parece-me que a nota importante é mesmo essa: excesso! Tudo o que é excesso faz mal, mesmo o que é á partida saudável. E tens razão que é preferivel 2 peças de fruta a 1 pão cheio de manteiga, afinal o que fará pior aqui: o açúcar da fruta ou a gordura da manteiga? Não é fácil termos uma alimentação saudável nos dias que correm, quer porque somos empurrados para o ecesso de consumo, quer porque a industrialização da comida veio interferir nos nossos hábitos alimentares. Simplicidade (quanto menor transformação tiverem os alimentos) e moderação são os melhores motes para uma alimentação saudável e com controlo de calorias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo a 100% ctg Carla.
      E é isso que tento fazer no meu dia-a-dia, cozinhar de maneira simples e o mais natural possível. Usar ervas para temperar e aditivos ao mínimo. Acho que nos dias de hoje temos de re-educar o nosso palato a gostar do sabor dos alimentos novamente, e não de tudo o que é colocado depois de maneira a tornar a comida "melhor e mais atractiva".
      Beijinhos ;)

      Eliminar
  2. Gostei muito do artigo. Contem informação bastante útil. Cintia, será que se vende no celeiro?
    Beijinhos.
    Ana França

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do teu artigo.Parabéns!
    Beijos
    Maria

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...