Certamente já passaram pela vossa mesa, e provavelmente acompanharam café e conversas com velhos amigos. Originalmente os biscotti eram feitos para viajantes e legiões romanas por serem "long-shelf-life food", hoje são um acompanhamento popular e delicioso para café ou cappuccino. A palavra biscotto deriva de “bis,” "duas vezes" em latim, e “coctum” (que veio a ser “cotto”), que significa cozido. Os biscotti romanos eram mais uma forma de conveniência do que uma indulgência para finalizar refeições agradáveis. Assados na primeira etapa, depois cortados e assados novamente para que percam humidade e fiquem crocantes, eram uma excelente opção para os viajantes, pois dessa forma os biscoitos duravam mais e garantiam o alimento em longas jornadas.
Fonte histórica: The Nibble
Almond Biscotti
225gr de farinha
1 1/2 colher de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
80gr de farinha de milho amarela
110gr de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
160gr de açúcar
2 ovos grandes (ou 3 pequenos)
2 colheres de chá de extracto de amêndoa
100gr de amêndoas (com ou sem pele)
Raspa de 1 lima
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal (ou tapete de silicone) e reserve. Misture a farinha, o fermento e o sal. Junte a farinha de milho e misture outra vez, com um batedor de varas ou um garfo. Reserve. No copo, bata a manteiga e o açúcar 3 min /vel 3 ou até obter um creme macio. Junte os ovos e programe mais 2 min / vel 3 (ou até que a mistura esteja leve, macia e cremosa). Antes do final dos 2min junte o extracto de amêndoa pelo bucal. Acrescente os ingredientes secos e programe 30 seg / ↺ / espiga (só até estarem incorporados). Junte a raspa da lima e as amêndoas e envolva-as com a ajuda da espátula, para as distribuir bem pela massa.
Despeje metade da massa no tabuleiro preparado. Com os dedos ou uma espátula de silicone, forme um tronco de 30cm de comprimento por 4cm de largura. O tronco será mais rectangular que redondo e será tosco, não uniforme. Com a restante massa molde um segundo tronco idêntico ao primeiro. Leve a assar por 15 minutos ou até que os troncos estejam levemente dourados, mas ainda moles ao toque. Transfira o tabuleiro para cima de uma grade e deixe arrefecer por 30 minutos. Se entretanto tiver desligado o forno, aqueça-o novamente a 180ºC. Com uma espátula de metal, transfira os troncos para uma tábua e, com uma faca de serra, (longa tipo faca de pão) corte-os em fatias de 2cm de espessura. Devolva as fatias ao tabuleiro, colocando-as de lado. Leve novamente ao forno. Asse os biscotti por mais 15 minutos, até que estejam dourados e firmes (a meio vire-os para dourar o outro lado). Transfira-os para uma grade e deixe arrefecer até à temperatura ambiente.
Minhas alterações: Usei metade do açúcar branco e a outra metade mascavado e a quantidade que apresentei já foi reduzida em relação à receita original. O extracto de amêndoa também foi aumentado em 1/2 colher porque como já sabem sou a "menina amendoeira", usei as amêndoas laminadas só porque as tinha em stock, para a próxima uso inteiras ;) A lima também foi um miminho, na minha opinião faz a ligação perfeita e controlada do doce com o inesperado e nos deixa a ansiar por.... mais...
Receita adaptada do livro: Baking From My Home to Yours, da Dorie Greenspan - Lenox Almond Biscotti, Pag. 141.
Tecido: Nova colecção de Amy Butler, for ROWAN - Gypsy Caravan quilting&style fabrics. LINDO ♥ ♥ ♥
Pin It Now!
Tecido: Nova colecção de Amy Butler, for ROWAN - Gypsy Caravan quilting&style fabrics. LINDO ♥ ♥ ♥
...
Estava muito bom :) Podes continuar a fazer e eu posso continuar a comer eheheheh *****
ResponderEliminarEu adoro estes biscoitinhos, os teus ficaram lindos.
ResponderEliminarBeijinhos
bom fim de semana
Como sempre adoro as fotos, lindas!
ResponderEliminarE os biscottis estão tentadores, perfeitos com o toque da lima :)
Um beijinho.
A lima deve ficar muito bem :)
ResponderEliminarSão mesmo uma tentação.
Beijinhos
Olá,
ResponderEliminarParabens, as fotos estão fantásticas, de certeza que ficaram muito bons.
beijinhos
Ana
Gostei de ler o bocadinho de história sobre a origem dos biscotti ) Também os fiz e fiquei fã... na versão original. A introdução da lima deve dar um toque muito inesperado.
ResponderEliminar