terça-feira, 4 de agosto de 2015

Tomates e mais tomates...



Uma Salada de REDON (REstos De ONtem) e uma celebração à diversidade tomatal da horta lá de casa... Tomates de todos os tamanhos, feitios e cores!

Salada:
- Peito de frango desfiado (resto da churrascada de domingo)
- Arroz preto (Venere - Riso Gallo)
- Tomates biológicos 
- Oregãos (muitoooos)
- Azeite

De todos os biológicos acho que em sabor, o tomate é aquele que realmente faz toda a diferença. Assim, ficam abaixo alguns factos e curiosidades sobre este fruto:

tomate é fonte de água, potássio, betacaroteno e vitaminas C e E. 
Ao mesmo tempo que apresenta elevada densidade nutricional, tem um valor calórico reduzido – de facto, cada 100g de tomate fornece, sensivelmente, 19 Kcal.
É por isso um alimento útil em qualquer dieta de emagrecimento. É rico em licopeno, um composto antioxidante responsável pela sua coloração vermelha e que neutraliza a acção dos radicais livres.

O consumo de tomate ou outros alimentos ricos em licopeno, como a melancia e os citrinos, tem sido associado à diminuição do risco de desenvolvimento de determinados tipos de cancro, particularmente cancro da próstata.
licopeno parece igualmente prevenir a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) reduzindo, desta forma, o risco de arteriosclerose e, consequentemente, de doença coronária.

Se os vai utilizar para saladas, então escolha os tomates quase maduros, com a pele bem esticada e brilhante. Se, por outro lado, pretende utiliza-los nos seus cozinhados, então opte pelos tomates muito maduros. Podem ser cozidos ou fritos e incorporados em molhos, sopas e massas. O sumo de tomate é também bastante saboroso.

Ter em atenção: 
– O tomate verde conserva-se bem à temperatura ambiente;
– O tomate maduro deve guardar-se no frigorífico durante, no máximo, uma semana. Pode ser também congelado, para uso culinário.

Fonte: Tetra Pak (com base em informações fornecidas pela APN - Associação Portuguesa dos Nutricionistas)


Pin It Now!

1 comentário:

  1. Interessante seu post, muito bem explicado. Parecido um pouco com um artigo do
    Com quantos pontos se ganha na lotofacil que lir recentemente na internet.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...