- E olha que a fruta também engorda...
- Uiiiiii, salada de fruta? Frutas misturadas engordam muito mais...
Falamos em Frutose e ouvimos logo 50 opiniões diferentes.
Eles dizem que aumenta a adiposidade visceral (vulgo barriguinha de cerveja, e note-se que o estudo foi feito em indivíduos com excesso de peso); eles dizem que o consumo excessivo provoca um aumento de triglicerídeos e colesterol no sangue; chamam-lhe o doce vilão (se bem que neste artigo falam mais em xarope de milho que frutose propriamente dita)...
A mim quer-me parecer que a palavra chave em todos estes artigos é EXCESSO.
E aí concordo, o EXCESSO de algo nunca é saudável.
Pergunto eu:
TENHO FOME. Será pior comer 2 laranjas do que 1 pão carregadinho de manteiga ou queijo???? EU acho que não. E para além disso adoro fruta, tirem-me tudo mas não me levem a fruteira...
(esta é a frutose que tenho cá por casa de momento, encontramo-la para venda em casas de dietética)
Trocando por miúdos em palavras muito simples, gostei deste artigo:"Para quem possa não conhecer, a sacarose é o açúcar que geralmente utilizamos em casa. A frutose é o equivalente da fruta, mas que em vez de ser retirado da cana do açúcar é retirado da fruta e é mais saudável que a sacarose.
A primeira grande notícia da frutose é que é muito mais doce que a sacarose (cerca de 1,7 vez mais doce que a sacarose) o que faz com que qualquer pessoa acabe por colocar menos quantidade, conduzindo à redução das calorias ingeridas sem sacrificar o agradável sabor doce..
Mas a grande vantagem é a velocidade de absorção . É absorvido lentamente e portanto não provoca picos de altos e baixos no teor de açúcar no sangue. Como o açúcar é absorvido muito rapidamente, pode provocar picos de açúcar no sangue. O arroz por outro lado, é absorvido mais lentamente e tende a transformar-se mais em glicogénio (energia para actividade física).A frutose não tem uma absorção tão lenta como o arroz ou o esparguete, mas tem uma absorção 40% mais lenta que a sacarose permitindo a tal transformação em glicogénio.
A condição de passar mais lentamente para a corrente sanguínea, sem necessitar a presença de insulina, torna a frutose importante para os diabéticos, pois concorre para evitar picos de altos e baixos no teor de açúcar no sangue
Para desportistas, para diabéticos ou para quem simplesmente quer reduzir calorias a frutose é o substituto perfeito da sacarose.
Podemos encontrar frutose vendida em pó (tal como o açúcar convencional) nas lojas de produtos naturais, mas também o podemos encontrar na fruta em estado natural.Por isto é que muita gente diz: “A fruta também engorda”.
Mas a verdade é que qualquer fornecedor de energia engorda.
É necessário é escolher a fonte de energia mais saudável e com maior valor nutritivo por menos calorias." aqui.
E este também é engraçado.
A frutose é apenas mais uma alternativa que temos à nossa disposição. Se naturalmente não for preciso adoçar, muito melhor, mas precisando creio que é uma boa alternativa, daí creio que é uma boa DICA.
Frutose? Para mim SIM por favor. E para vocês?
Pin It Now!
De facto parece-me que a nota importante é mesmo essa: excesso! Tudo o que é excesso faz mal, mesmo o que é á partida saudável. E tens razão que é preferivel 2 peças de fruta a 1 pão cheio de manteiga, afinal o que fará pior aqui: o açúcar da fruta ou a gordura da manteiga? Não é fácil termos uma alimentação saudável nos dias que correm, quer porque somos empurrados para o ecesso de consumo, quer porque a industrialização da comida veio interferir nos nossos hábitos alimentares. Simplicidade (quanto menor transformação tiverem os alimentos) e moderação são os melhores motes para uma alimentação saudável e com controlo de calorias.
ResponderEliminarBeijinhos
Concordo a 100% ctg Carla.
EliminarE é isso que tento fazer no meu dia-a-dia, cozinhar de maneira simples e o mais natural possível. Usar ervas para temperar e aditivos ao mínimo. Acho que nos dias de hoje temos de re-educar o nosso palato a gostar do sabor dos alimentos novamente, e não de tudo o que é colocado depois de maneira a tornar a comida "melhor e mais atractiva".
Beijinhos ;)
Gostei muito do artigo. Contem informação bastante útil. Cintia, será que se vende no celeiro?
ResponderEliminarBeijinhos.
Ana França
Gostei muito do teu artigo.Parabéns!
ResponderEliminarBeijos
Maria